logo

Inserindo Tipos de Acomodações



Um "Tipo" pode ser visto como um padrão de acomodações. Todas as acomodações que tem características semelhantes devem pertençer ao mesmo tipo. Os valores do tarifário e dos pacotes referem-se a todas as acomodações daquele tipo. As fotos também referem-se a um tipo e não a uma acomodação em separado. Caso duas acomodações sejam tão diferentes que necessitem de fotos ou preços diferenciadas, devem ser criados outros tipos.


O nome do "Tipo" deve representar o tipo de acomodação conforme opções de acabamento, tamanho, quantidade de hóspedes e tipo de camas. Exemplos: Suíte Luxo Casal, Suíte standard família, Suíte tripla solteiros. No caso de albergues com acomodações compartilhadas, deve representar o dormitório. Exemplo: Cama em acomodação compartilhada feminina.

A ocupação mínima refere-se ao número mínimo de ocupantes que um tipo de acomodação permite receber. Todos os valores de uma acomodação são relativos a quantidade mínima de ocupantes.

A ocupação máxima limita a quantidade de pessoas que um tipo de acomodação pode receber. O valor dos ocupantes de uma acomodação é calculado levando em consideração o preço base para o mínimo de ocupantes e adicionais de adultos ou crianças até o limite da ocupação máxima.

Você deve selecionar todas as características que são comuns a um tipo. Existem características mais utilizadas que são exibidas na tela principal de configuração do tipo e outras características podem ser encontradas na guia "Avançados". Todas as características marcadas para um "tipo" serão copiadas para cada acomodação daquele tipo durante sua criação mas, poderão ser editadas para cada acomodação separadamente.

A ocupação máxima de pessoas em um "Tipo de Acomodação" deve ser sempre maior ou igual a ocupação mínima.

Passo a passo:


  1. Estamos no primeiro passo para configurar o sistema. É necessário agrupar as acomodações que possuem características semelhantes e preços iguais em grupos chamados "Tipo"
  2. Defina o nome que os melhor caracteriza o Tipo que será criado neste momento.
  3. Informe a área deste Tipo em metros quadrados
  4. Vamos supor que uma acomodação tenha preço diferenciado para 2, 3 ou 4 pessoas, neste caso, a ocupação mínima seria de 2 pessoas e máxima de 4
  5. Defina a ocupação máxima. Se ela for igual a ocupação mínima, o sistema não exibirá opções para o visitante escolher a quantidade de ocupantes na hora da reserva. Isso pode ser bem útil por exemplo em uma acomodação de casal que só aceite 2 pessoas, tanto a ocupação mínima quanto a máxima será de 2 pessoas
  6. Defina o mínimo de diárias que podem ser reservados para este tipo. Ex. Se você possui uma suíte master que aceita apenas 2 diárias para reserva, o lugar para configurar é aqui. Também é possível, em outra etapa, definir o mínimo de diárias para dias da semana e pacotes
  7. Essa prioridade faz com que um tipo apareça primeiro tanto para os visitantes quanto na linha de tempo da intranet e em outros locais.
  8. Selecione quais as características deste tipo de acomodação. Os mais utilizados ficam nesta lista.
  9. Características ligadas com a infraestrutura deste tipo de acomodação devem ser marcadas aqui.
  10. Outras características podem ser encontradas aqui. Elas obedecem um padrão utilizado pelo mercado de hotelaria.
  11. Escreva sobre este tipo de acomodação. Não deixe de dizer as principais vantagens que o visitante terá se optar por este tipo de acomodação. Não economize pois, isso poderá ser decisivo.
  12. É necessário clicar no botão "Salvar novo tipo de acomodação" para concluir.
Share by: